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Pablo Picasso, Azul e Rosa, antes do Cubismo
Pablo Picasso: O caminho artístico nos períodos Rosa e
Azul.
Conheça
um dos mais emotivos períodos artísticos de Picasso
Autora: Jéssica Panazzolo
Já faz parte da
construção inconsciente dos apreciadores das artes plásticas pensar em formas
distorcidas, cores vibrantes, retratos cheios de sentimentos transbordando
quando falamos em Pablo Picasso.
Contudo, o caminho
do artista até o cubismo foi longo e cheio de experimentações.
Particularmente
importantes foram dois períodos de Pablo Picasso ainda pouco conhecidos do
grande público.
Falamos dos períodos azul e rosa que precederam o nascimento do cubismo.
Nestes períodos de
experimentação de Pablo Picasso o artista produziu obras de grande expressão
emotiva e desenvolveu caminhos estéticos incontornáveis no seu caminho
artístico.
Período Azul – 1901 a 1904
Pablo Picasso já
era conhecido na cena artística parisiense. Tinha contato com vários artistas e
suas expressões.
Entendendo as
diversas correntes do momento, como o fauvismo e o modernismo, começa a
afastar-se ainda mais da pintura clássica e inicia a criação de obras
transgressoras, pictóricas e sombrias e, ao mesmo tempo, homogêneas e
harmônicas.
Retratando o simbolismo existencial e a melancolia em sua mais forte
expressão, Pablo Picasso mergulha no ensimesmamento de suas figuras.
São pessoas comuns,
ordinárias, com profissões pouco reconhecidas, como lavadoras e prostitutas, ou
bêbados, mendigos, velhos e marginais.
As cenas registram
mães segurando seus bebês aninhados no colo, mulheres à mesa de um bar, casais
com olhares perdidos, decrépitos sentados ao chão com o corpo entregue à
solidão.
O foco está nos
personagens, que têm os corpos encurvados, entortados. O fundo possui
poucos elementos ou nenhum e os tons de azul, cor ligada ao sofrimento e à
tristeza, vão se sobrepondo e criando texturas que desafiam a perspectiva.
O ápice da fase Azul de Pablo Picasso se dá com
“A vida”, de 1903.
A composição, segundo especialistas, mistura diversos temas
entre personagens que não interagem nem no olhar, formando uma cena irreal,
quase ameaçadora.
Da mulher grávida, passando pela lactante, ao envelhecimento,
até à morte, no centro do quadro.
Período Rosa – 1904
a 1906
Depois de mergulhar na melancolia de pedintes e da própria
solidão, Pablo Picasso começou a ampliar sua gama de cores.
Vale ressaltar, que a divisão entre os períodos foi algo
posterior à execução das obras por Picasso. O artista e seus contemporâneos não
faziam este recorte histórico na produção do espanhol. Ao contrário, enxergavam
como uma continuidade.
O início da fase rosa se dá com uma série de pinturas de
Madeleine, namorada de Picasso na época. Aos poucos, outros tons passam a
compor as obras do artista, além do azul, assim como novos temas.
O que persiste em sua produção é melancolia.
Um dos marcos deste período é a obra “Mulher com um corvo” de
1904. A composição se forma entre contrastes e oposições de formas e cores,
como a plumagem do pássaro versus o rosto
esmaecido da mulher.
Picasso passa a registrar também os bastidores dos artistas de rua e do circo. São várias as obras deste período que mostram saltimbancos, acrobatas, arlequins e suas famílias em momentos íntimos.
Picasso explorou também os tons de rosa monocromáticos, e,
aos poucos, foi concentrando-se nos corpos femininos.
São novas formas geométricas, ordenações espaciais e contorções
que, claramente, mostram o caminho artístico do espanhol que culminaria com uma
de suas obras primas Les
Demoiselles d’Avignon, de 1907.
Jessica Panazzolo
Jessica
Panazzolo é graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pelo Mackenzie. Atuou
por 15 anos no mercado de comunicação brasileiro. Trabalhou em corporações e
editoras de revistas. Hoje, presta consultoria de comunicação e marketing e
atua como ghost writer.
Período rosa de Picasso
O período rosa de Picasso representa uma época importante na vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso e teve um grande impacto nos desenvolvimentos da arte moderna. Tudo começou em 1904, quando Picasso se estabeleceu em Montmartre, no Bateau-Lavoir, entre poetas e escritores boêmios. Após o período azul de Picasso, retratando temas de pobreza, solidão e desespero em tons sombrios de tristeza, o período rosa de Picasso representa temas mais agradáveis de palhaços, arlequins e artistas de carnaval, retratados em tons vívidos alegres de vermelho, laranja, rosa e tons de terra.
Baseado principalmente na intuição e não na observação direta, o período rosa de Picasso marca o início das experiências estilísticas dos artistas com o primitivismo; influenciado pela escultura ibérica pré-romana, pela arte oceânica e africana. Isso levou ao período africano de Picasso em 1907, culminando na proto-cubista Les Demoiselles d'Avignon, considerada uma obra-prima.[1][2][3]
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