quarta-feira, 17 de julho de 2024

PERÍODO AZUL E ROSA DE PABLO PICASSO

      Picasso adotou na sua arte vários estilos, Fase Azul foi um deles

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    Pablo Picasso, O Quarto Azul


Pablo Picasso,  Azul e Rosa, antes do Cubismo

 
Pablo Picasso: O caminho artístico nos períodos Rosa e Azul.

Conheça um dos mais emotivos períodos artísticos de Picasso

  

Autora: Jéssica Panazzolo

 

Já faz parte da construção inconsciente dos apreciadores das artes plásticas pensar em formas distorcidas, cores vibrantes, retratos cheios de sentimentos transbordando quando falamos em Pablo Picasso.

Contudo, o caminho do artista até o cubismo foi longo e cheio de experimentações.

Particularmente importantes foram dois períodos de Pablo Picasso ainda pouco conhecidos do grande público.

Falamos dos períodos azul e rosa que precederam o nascimento do cubismo.

Nestes períodos de experimentação de Pablo Picasso o artista produziu obras de grande expressão emotiva e desenvolveu caminhos estéticos incontornáveis no seu caminho artístico.

 

Período Azul – 1901 a 1904

Pablo Picasso já era conhecido na cena artística parisiense. Tinha contato com vários artistas e suas expressões.

Entendendo as diversas correntes do momento, como o fauvismo e o modernismo, começa a afastar-se ainda mais da pintura clássica e inicia a criação de obras transgressoras, pictóricas e sombrias e, ao mesmo tempo, homogêneas e harmônicas.

Retratando o simbolismo existencial e a melancolia em sua mais forte expressão, Pablo Picasso mergulha no ensimesmamento de suas figuras.

São pessoas comuns, ordinárias, com profissões pouco reconhecidas, como lavadoras e prostitutas, ou bêbados, mendigos, velhos e marginais.

As cenas registram mães segurando seus bebês aninhados no colo, mulheres à mesa de um bar, casais com olhares perdidos, decrépitos sentados ao chão com o corpo entregue à solidão.

O foco está nos personagens, que têm os corpos encurvados, entortados.  O fundo possui poucos elementos ou nenhum e os tons de azul, cor ligada ao sofrimento e à tristeza, vão se sobrepondo e criando texturas que desafiam a perspectiva.

 

O ápice da fase Azul de Pablo Picasso se dá com “A vida”, de 1903.

A composição, segundo especialistas, mistura diversos temas entre personagens que não interagem nem no olhar, formando uma cena irreal, quase ameaçadora.

Da mulher grávida, passando pela lactante, ao envelhecimento, até à morte, no centro do quadro.

 

Período Rosa – 1904 a 1906

Depois de mergulhar na melancolia de pedintes e da própria solidão, Pablo Picasso começou a ampliar sua gama de cores.

Vale ressaltar, que a divisão entre os períodos foi algo posterior à execução das obras por Picasso. O artista e seus contemporâneos não faziam este recorte histórico na produção do espanhol. Ao contrário, enxergavam como uma continuidade.

O início da fase rosa se dá com uma série de pinturas de Madeleine, namorada de Picasso na época. Aos poucos, outros tons passam a compor as obras do artista, além do azul, assim como novos temas.

O que persiste em sua produção é melancolia.

Um dos marcos deste período é a obra “Mulher com um corvo” de 1904. A composição se forma entre contrastes e oposições de formas e cores, como a plumagem do pássaro versus o rosto esmaecido da mulher.

 Picasso passa a registrar também os bastidores dos artistas de rua e do circo. São várias as obras deste período que mostram saltimbancos, acrobatas, arlequins e suas famílias em momentos íntimos.

Picasso explorou também os tons de rosa monocromáticos, e, aos poucos, foi concentrando-se nos corpos femininos.

São novas formas geométricas, ordenações espaciais e contorções que, claramente, mostram o caminho artístico do espanhol que culminaria com uma de suas obras primas  Les Demoiselles d’Avignon, de 1907.

 

 Jessica Panazzolo

 

Jessica Panazzolo é graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pelo Mackenzie. Atuou por 15 anos no mercado de comunicação brasileiro. Trabalhou em corporações e editoras de revistas. Hoje, presta consultoria de comunicação e marketing e atua como ghost writer.




Período rosa de Picasso


Fase Rosa: (1904 – 1907)Nesta fase as cores são mais suaves, predominando os tons de vermelho, rosa e laranja; tornando a pintura mais luminosa. Não só as cores, mas também os temas das pinturas eram mais alegres. Picasso retratou a arte circense, geralmente mostrando os artistas e seus animais.


período rosa de Picasso representa uma época importante na vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso e teve um grande impacto nos desenvolvimentos da arte moderna. Tudo começou em 1904, quando Picasso se estabeleceu em Montmartre, no Bateau-Lavoir, entre poetas e escritores boêmios. Após o período azul de Picasso, retratando temas de pobreza, solidão e desespero em tons sombrios de tristeza, o período rosa de Picasso representa temas mais agradáveis de palhaços, arlequins e artistas de carnaval, retratados em tons vívidos alegres de vermelho, laranja, rosa e tons de terra.

Baseado principalmente na intuição e não na observação direta, o período rosa de Picasso marca o início das experiências estilísticas dos artistas com o primitivismo; influenciado pela escultura ibérica pré-romana, pela arte oceânica e africana. Isso levou ao período africano de Picasso em 1907, culminando na proto-cubista Les Demoiselles d'Avignon, considerada uma obra-prima.[1][2][3]

Visão geral

O período rosa durou de 1904 a 1906.[2] Picasso estava feliz em seu relacionamento com Fernande Olivier, que ele conhecera em 1904, e isso foi sugerido como uma das possíveis razões pelas quais ele mudou seu estilo de pintura. Arlequins, artistas de circo e palhaços aparecem com frequência no período das rosas e povoam as pinturas de Picasso em vários estágios ao longo de sua longa carreira. O arlequim, um personagem cômico geralmente representado em roupas estampadas de xadrez, tornou-se um símbolo pessoal de Picasso.

Na época, Picasso morava no Le Bateau-Lavoir (centro) em Montmartre, Paris

O período rosa foi considerado influenciado pelo francês, enquanto o período azul, mais influenciado pelo espanhol, embora ambos os estilos tenham surgido enquanto Picasso morava em Paris. O período azul de Picasso começou no final de 1901, após a morte de seu amigo Carlos Casagemas e o início de um surto de depressão maior.[4] Durou até 1904, quando a condição psicológica de Picasso melhorou. O período rosa foi nomeado devido ao uso intenso de tons de rosa por Picasso em suas obras deste período.

A terceira pintura mais vendida de Picasso, Garçon à la pipe foi pintada durante o período rosa. Outros trabalhos importantes do período rosa incluem: Mulher de Camisa (Madeleine) (1904–05), O Ator (1904–1905),[5] Senhora com um Leque (1905), Dois Jovens (1905), Família de Arlequim (1905) A Família de Arlequim com um Macaco (1905), La famille de saltimbanques (1905), Menino com um Cachorro (1905), Menino nu (1906), Menino conduzindo um cavalo (1905-06) e A menina com uma cabra (1906).

Referências

  1.  Voorhies, James. Pablo Picasso (1881–1973), Heilbrunn Timeline of Art History, The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, 2000
  2. ↑ Ir para:a b Wattenmaker, Richard J.; Distel, Anne, et al.,1993, p. 194
  3.  Richardson JohnA Life Of Picasso. The Prodigy, 1881–1906Dionysos p. 475. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 1991. ISBN 978-0-307-26666-8
  4.  «Callow Young Genius». New York Magazine. 83 páginas
  5.  Staff, "Mulher de Nova Iorque cai, rasga pintura de Picasso," AP, 25 de janeiro de 2010, encontrado nos arquivos do Yahoo News. Consultado em 25 de janeiro de 2010.

Bibliografia

  • Wattenmaker, Richard J.; Distel, Anne, et al. (1993). Great French Paintings from the Barnes Foundation. Nova Iorque: Alfred A. Knopf. ISBN 0-679-40963-7


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