sábado, 13 de abril de 2024

FM, 92 ANOS, COM SAUDAÇÕES EM VERSOS

 AO PESO DE 92 TONELADAS, DE AMOR E VIDA!

 

Muito obrigado a todas e todos (desculpem o uso desse estranho conchavo verbal), que me saudaram, com parabéns e expressões de afeto, pelo meu trânsito vivencial, levando no ombro as minhas 92 toneladas de sonhos e aspirações vividos, com peso de amor à poesia, aos prazeres da vida e ao congresso de amizades, que sempre me acompanham.

"A vida passa e em passar consiste”, como disse um já saudoso poeta português, em verso de um soneto. Portanto, não custa nada anunciar que em breve nuvens que não se apagam irão iluminar a chegada de uma nova safra de símbolos, reunindo o que vingou, sob o título de Sonetos Reunidos, de 1953 a 2023.

E por que isso? Pelo prazer de prosseguir na vida, calmo e esperançoso, dentro do que sentencia esta quadra, em versos de sete sílabas (redondilha maior).

 

Sem palco e sem microfone,

No bar, à noite, com vinhos,

Sem carta e sem telefone,

De olhar doce, sem espinhos.

(FM, 08.04.2024)

Que me dê forças o que pressupõe a imagem dessa pintura de Henri Matisse, intitulada "A Felicidade de viver" (1905-1906);

FELICIDADES REDOBRADAS PARA TODAS E TODOS!

    Henri Matisse (1869-1954), Le Bonnheur de Vivre (A Alegria de Viver), 1905-1906

 

UAÇAÍ MAGALHÃES LOPES

 

NOBRE PROFESSOR

                    A Florisvaldo Mattos, meu Nobre Professor.

 

“A vida passa e em passar consiste”.

In Esplendor na Relva, Rui de Costa Belo,

citado por Florisvaldo Mattos

na passagem dos seus 92 anos.

 

Sim. Tudo que existe neste planeta

que é criação de Deus o criador,

eu ouso transcrever com a caneta

o que aprendi com o Nobre Professor!

 

A vida é muito mais que os animais

e os vegetais aqui em nossa terra,

a poesia sim! é muito mais:

resiste à morte, que a tudo encerra.

 

“A vida passa e em passar consiste...”

Florisvaldo nos deixa em poesia,

flores em verso, que ao tempo resiste.

 

Chamá-lo Deus seria uma heresia,

a poesia é criação mais rica,

a vida passa e a poesia fica!

 

Salvador, 08 de abril de 2024 às 23:42hs.

Uaçaí Lopes

Uaçaí Lopes: Meu Nobre Professor!

Venho a dias trabalhando nesse soneto para homenagear a passagem dos suas magníficas 92 primaveras. Somente terminado ontem, à noite, depois que li sua mensagem! Tentei enviar ontem mais não consegui, perdi o contato no WhatsApp, não sei o motivo. Por isso, somente lhe enviei hoje! Um grande abraço e desejo muita saúde e mais uns 90 os dois eu pego para mim para não deixar muito peso para o amigo. (09.04.2024)

 

Lourival Pereira Júnior Piligra

 

08.04.2024

 

Aniversário de um mestre, Florisvaldo Mattos, 92 anos, de poesia, humildade, simplicidade e talento.

 

Ao grande mestre e poeta

jornalista - sim senhor -

demonstro em verso o valor

e em rima pura e concreta

 

meu carinho ao professor.

Demonstro compondo a meta

sem falar como profeta

a nosso grande escritor:

 

celebre em gozo este dia

do romano calendário

respirando fantasia

oxigênio imaginário

 

brindando com poesia

seu feliz aniversário!


WALTINHO QUEIROZ


Florisvaldo, muitas flores 

nas matas da sua existência!

Florisonhos, Florisdores

floração da paciência 

florisnaves do delírio

florisvelas de alto mar

flores que um dia cuidou 

do colo de Vera enfeitar!                            


Parabéns Florí e bola pra frente ! 

08.04.2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário